Aikido

Aikido é um caminho que une o mundo externo com o mundo interno, o marcial com o espiritual, o físico com a alma, a mente com o coração. A prática abre a porta para um reencontro com o Ser, com o Amor Verdadeiro.

Este reencontro, quando alcançado, é chamado de Iluminação ou encontro com o Divino. É um caminho no qual qualquer explicação racional é descartada. Temos que usar o ato de sentir em sua prática para despertar, onde o silêncio é a chave para a compreensão.

Quais os objetivos do Aikido?
O principal objetivo na prática do Aikido é o reencontro com você mesmo, com o Ser natural que é você e que você esqueceu devido ter vivido somente no mundo externo, no mundo mental, e hoje sofre com isso, fica doente, dependente do remédio. É a manutenção da saúde física e mental, visando a uma vida longa e sem doenças precoces, que atualmente afligem grande parte da população. O ritmo acelerado da vida moderna tem feito com que muitos pais deleguem à escola a educação de seus filhos, inclusive o aprendizado de conceitos como limites, disciplina e respeito pelos outros. Nós também estamos empenhados no desenvolvimento desses conceitos. Outro objetivo é o caminho para buscar a paz no mundo, como se todos os seus habitantes pertencessem a uma grande família.


Quais os benefícios do Aikido com relação à saúde?
Aikido - é saúde e qualidade de vida. O maior benefício do Aikido é fazer o realinhamento do Ser Humano. Realinhar o espírito com o corpo e a mente. quem pHoje a ciência sabe que para um corpo são a mente tem que estar sã. Alopatia, homeopática, acupuntura, dentre outros, são somente paliativos. A mente cura. Para isso ela tem que estar em paz, em equilíbrio e o Aikido é umas das maiores ferramentas para isso. O Aikido é uma das artes marciais mais aeróbicas que existem, fazendo com que trabalhemos todo o corpo de maneira uniforme (todas as partes do corpo ao mesmo tempo) tonificando-o, deixando-o mais forte de energia KI (energia vital para os japoneses, cujo centro é localizado na região abdominal) e saudável para enfrentar qualquer tipo de problema, tanto externo como interno.

Faz-se isso através de técnicas de respiração, meditação e físicas (katas) do Aikido. O Aikido estimula o desenvolvimento dos sentidos de toque, gravidade, visão, som, cheiro, contrapeso, posição do corpo, pressão do corpo, energia, tempo e espaço. Além de confiança e segurança, proporciona inúmeros benefícios à saúde, como: crescimento da autoconfiança, concentração, percepção, equilíbrio emocional, além da melhoria do condicionamento físico. Por melhorar a respiração, oxigena o corpo todo e faz o coração funcionar melhor, ativando a circulação e atuando contra o estresse e a ansiedade.

Previne a osteoporose, trabalha as articulações, equilibra as taxas hormonais, além de aliviar a pressão alta. Apesar de ser a arte marcial mais nova, é considerada a mais completa.

Quem pode treinar Aikido?
Aikido - arte marcial de grande amplitude recomendada a todos. Não há contraindicação, e nem mesmo restrições para se treinar aikido. Por não utilizar a força física, homens, mulheres, crianças e idosos têm as mesmas condições na prática. A partir dos 7 anos de idade todos podem participar dos treinos. O treino é tranquilo e sempre tem a preocupação de preservar a integridade física do praticante. A sua evolução é individual e inerente à sua disciplina. No treinamento são respeitados o perfil, as habilidades e os interesses de cada um com relação à arte.

Qual a diferença entre o Aikido e as atividades esportivas em geral?
Aikido - isento de competição e força muscular. O Aikido difere das atividades esportivas em geral devido a ausência de competição. Não existe o ganhar nem o perder de uma competição. Deve-se conduzir um treinamento na busca da verdadeira força, isto é, ir de encontro ao espírito correto. O segredo do bom treino de Aikido é estar com o coração aberto à procura da verdadeira força, que é aceitar as coisas do jeito que elas são. Apesar de ser uma norma simples, isto implica em uma profunda distinção, principalmente nesta era de supervalorização do indivíduo, de egocentrismo e de competitividade exaltada. O objetivo é o de nos superarmos, e não a um adversário. A não-violência, o respeito, a humildade e a gratidão são pontos chaves.

Qual é a base do Aikido?
A base filosófica do Aikido é a gratidão. Este sentimento, a gratidão, é nobre e consideramos o alicerce para o crescimento seguro do ser humano, como se esse sentimento se transformasse nas raízes para a nossa vida. Tentamos explicar aos alunos a importância desse sentimento, deixando-os com uma ideia do que eles representam para a família e a sociedade, mostrando como devem olhar os pais e todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o seu progresso e sua vida.

Quais são os princípios da Arte Marcial Japonesa?
Aikido - arte marcial da harmonia. A arte marcial japonesa surgiu das artes de guerra, e atualmente cultiva o caminho da procura do que se pode chamar de harmonia, amor ou perfeição do homem. Além disso, baseia-se no princípio da não violência: não matar ou não mutilar.

Verifica-se uma mudança nas técnicas de um mundo onde se tirava a vida do outro para um mundo onde se valoriza a vida do próximo. Jamais se deve tomar a iniciativa de um ataque, mas sempre entrar em harmonia com os movimentos do outro. Assim, a arte marcial foi se moldando.

O Aikido é a concretização mais notável da arte da não violência.
Seguindo estes ideais, deve-se praticar diariamente, para somar a missão de engrandecer a arte do Aikido às experiências de cada um. “Não conflitar com pessoas, não agredir a natureza, não usar a força. Se desafiado, procurar o entendimento. Estar em harmonia com o universo" - estas características estão no Aikido. A arte não ficou restrita ao Japão, mas espalhou-se pelo mundo em muito pouco tempo. Podemos dizer que esta expansão se deve a grande aceitação de seus princípios.